Projetos
PROJETOS DE PESQUISA
(2022 - Atual) Transporte Público no Acesso Equitativo e Sustentável às Oportunidades nas Metrópoles Brasileiras (RedeTP@Acesso)
Descrição: Projeto financiado pelo Edital CNPq/MCTI/FNDCT Universal 2021 (Faixa B), desenvolvido em parceria por pesquisadores da UFC, Poli/USP, CEFET-MG, UFT e IPEA, com a colaboração da Universidade de Lisboa (Portugal), no âmbito da rede cooperativa Brasil-Europa de pesquisa NIUMAR - Network on Intelligent Urban Mobility and Accessibility Research - estabelecida com base nas premissas de um novo paradigma de planejamento urbano integrado que trata conjuntamente os subsistemas de atividades, uso do solo e transportes, em busca de promover o desenvolvimento urbano sustentável por meio de políticas públicas que resultem não só numa mobilidade mais eficiente, segura, ativa e inclusiva, como especialmente em distribuições espaço-temporais mais equitativas e justas para o acesso às atividades econômicas, educacionais e socioculturais. A RedeTP@Acesso se propõe, portanto, a desenvolver e validar métodos de avaliação estratégica das desigualdades socioespaciais na acessibilidade e mobilidade ao trabalho e estudo nas metrópoles brasileiras. Busca-se alcançar cooperativamente os seguintes objetivos específicos: a) construir uma representação conceitual das relações de causalidade entre decisões de atividades, locacionais e de comportamento de viagens; b) consolidar uma metodologia de avaliação estratégica das problemáticas da acessibilidade e mobilidade urbanas, visando fundamentar avaliações ex-ante e ex-post de políticas públicas para uso do solo e das intervenções nos transportes; c) estimar indicadores utilizando técnicas de mineração de dados, análise espacial exploratória e econometria espacial a partir de dados censitários, pesquisas OD e big data de transportes; d) desenvolver modelos espaciais confirmatórios capazes de dar suporte ao diagnóstico estratégico, quantificando desigualdades nas suas distribuições socioespaciais e inferindo suas relações causais com os elementos urbanos; e) validar a metodologia proposta por meio da análise comparativa da evolução das problemáticas de acessibilidade e mobilidade, assim como da avaliação ex-post das intervenções implementadas nas redes multimodais de transporte público de Fortaleza, Belo Horizonte e São Paulo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Mariana Abrantes Giannotti - Integrante / Carlos Felipe Grangeiro Loureiro - Coordenador / Renata Lucia Magalhães de Oliveira - Integrante / Rafael Henrique Moraes Pereira - Integrante / Lílian dos Santos Fontes Pereira Bracarense - Integrante / Francisco Gildemir Pereira da Silva - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
(2020 - 2024) Indicadores de desigualdades socioespaciais no transporte urbano para o suporte à políticas públicas
Descrição: Apesar da Constituição reconhecer o transporte como um direito fundamental do cidadão e uma das metas para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) seja o transporte acessível a todos, o subsídio do governo federal ao transporte público é praticamente inexistente, bem como a coordenação a nível nacional para a implementação e monitoramento a nível estadual e municipal de políticas de mobilidade mais eficientes, sustentáveis e equitativas. Como consequência, a população mais pobre acaba por despender grande parte de sua renda em um serviço de transporte público de baixa qualidade, além de enfrentar péssimas condições de infraestrutura para o transporte ativo, enquanto municípios investem em ações voltadas ao transporte individual motorizado, como manutenção do sistema viário e vagas de estacionamento, favorecendo aqueles que possuem automóveis, que geralmente são os de renda mais alta, que vivem em lugares com melhor infraestrutura de transporte público. Identificar desigualdades sociais relacionadas às dimensões de transporte, em especial de acessibilidade e mobilidade, considerando suas distribuições em áreas ou grupos populacionais específicos, é um problema desafiador e cada vez mais investigado na comunidade científica internacional. No entanto, pesquisas comparativas que envolvem acessibilidade com base em estudos empíricos em contextos urbanos distintos, em especial de cidades do sul global, ainda são incipientes. Outro aspecto a avançar refere-se ao computo das desigualdades de acessibilidade com relação a possibilidade de incorporar outras dimensões para além do tempo, impedância adotada por grande parte dos estudos na área. Os poucos estudos empíricos que foram capazes de incorporar dimensões de custos apresentaram resultados distintos e adotaram metodologias muito diferentes, indicando uma lacuna importante a ser melhor investigada, em especial considerando que o custo com transporte vem crescendo nos últimos anos e pela primeira vez os brasileiros gastam mais com transporte do que com alimentação (IBGE, 2019). O aspecto do custo ganha, portanto, uma relevância fundamental para as pesquisas relacionadas a desigualdades no transporte urbano no Brasil.Este projeto de pesquisa propõe a investigação sobre as desigualdades no transporte urbano, a partir do computo de indicadores para transporte público e ativo em algumas cidades, de forma a analisar o efeito e a relação de diferentes contextos territoriais e urbanos nas desigualdades socioespaciais. Somado a isso, serão explorados dados espaciais em diferentes níveis de agregação e escala, provenientes de fontes heterogêneas, em busca de identificar o potencial de cada conjunto de dados como suporte à formulação, implementação e monitoramento de políticas públicas.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (3) .
Integrantes: Mariana Abrantes Giannotti - Coordenador / Bruna Pizzol - Integrante / Tainá Bittencourt - Integrante / Matheus Henrique Cunha Barboza - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
(2016 – 2018) High-Resolution GPS Data Analysis of Urban Logistics Activities to Improve the Operational Performance and Sustainability of Last-Mile Distribution in Sao Paulo
Descrição: Delivering and distributing food, material, and other goods needed to sustain large populations in dense, built up cities is an on-going challenge. This is particularly acute in megacities in emerging markets, where logistic operations need to cope with the complexity of dense urban environments, congestion, high-population growth, extreme variability of the urban topology, highly fragmented distribution channels, very small retail outlets and constantly changing local policies. With the majority of people living in urban environments and the projections that the top 100 largest cities of the world will account for over 50% of the GDP in the next 20 years, innovative research in megacity logistics is needed.
Integrantes: Mariana Abrantes Giannotti - Integrante / Matthias Winkenbach - Coordenador / Claudio Barbieri da Cunha - Integrante.
Financiador(es): MISTI Brazil Grant - Cooperação.
Caracterização da demanda por transportes nos grandes centros urbanos: Tendências para o mercado automotivo
Descrição: O presente projeto de pesquisa, uma parceria entre o Grupo CAOA e o Laboratório de Geoprocessamento do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, visa apresentar contribuições e subsídios teóricos e técnicos para desenvolvimento de eCAR (veículo elétrico) para o mercado automotivo brasileiro. Os objetivos da pesquisa são o estudo da mobilidade da população nos grandes centros urbanos, a distribuição espacial da demanda por transportes, e a aceitação e migração setorizada para modos alternativos de transportes, que visem atender os requisitos da sustentabilidade, com a diminuição e mitigação das externalidades negativas, ou seja, os níveis de congestionamentos, poluição (atmosférica, sonora, etc.) e acidentes de tráfego, de modo que seja possível diminuir as distâncias percorridas, os tempos de viagens, e o custo generalizado de transporte. O resultado esperado é a apresentação do panorama da demanda por transportes nos grandes centros urbanos e as percepções adquiridas acerca das tendências que surgem para o horizonte de estudos 2016-2025.
Integrantes: Cláudia Aparecida Soares Machado - Integrante / QUINTANILHA, JOSÉ A. - Coordenador.
Materiais de sinalização horizontal: Avaliação comparativa de desempenho
Descrição: O objetivo do projeto é desenvolver um estudo com diferentes tipos de materiais para sinalização horizontal, a fim de verificar o desempenho para as mesmas condições de implantação e solicitação na Rodovia Presidente Dutra.
Integrantes: Cláudia Aparecida Soares Machado - Integrante / QUINTANILHA, JOSÉ A. - Coordenador.
(2015 – Atual)
Soluções para a redução de acidentes por derrapagem em pista molhada através da textura superficial dos pavimentos
Descrição: Este projeto de pesquisa objetiva avaliar a Rodovia Régis Bittencourt para identificar seus trechos críticos quanto à ocorrência de acidentes viários, bem como examinar as características desses acidentes para investigação do panorama da segurança viária da rodovia, estudando, por meio de análises e estatísticas espaciais, a dinâmica da ocorrência dos acidentes de tráfego..
Integrantes: Cláudia Aparecida Soares Machado - Integrante / Linda Lee Ho - Integrante / QUINTANILHA, JOSÉ A. - Integrante / Liedi Legi Bariani Bernucci - Coordenador / Orlando Yesid Esparza - Integrante.
Análise espacial de acidentes rodoviários
Integrantes: Cláudia Aparecida Soares Machado - Integrante / José Alberto Quintanilha - Coordenador.
Avaliação da importância de Pontos Estratégicos na dispersão do vetor Aedes aegypti, e uso de Índice de Condição da Moradia e Imagens de Sensoriamento Remoto na identificação de áreas de risco para a presença de Aedes aegypti
Integrantes: José Alberto Quintanilha - Integrante / George Alfredo Longhitano - Integrante / Francisco Chiaravalotti Neto - Integrante / Gerson Laurindo Barbosa - Coordenador / Valmir Roberto Andrade - Integrante / Mariana de Oliveira Lage - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Mapeamento Do Risco De Deslizamentos Associado Ao Complexo Nuclear Almirante Álvaro Alberto, Angra Dos Reis (RJ) .
Descrição: Identificação de áreas de risco e desenvolvimento de uma metodologia para o monitoramento de deslizamentos e desastres naturais no entorno das vias de acesso do Complexo Nuclear Almirante Álvaro Alberto, Angra dos Reis, RJ.
Integrantes: José Alberto Quintanilha - Coordenador / Luiz Augusto Manfré - Integrante.
Diagnóstico da Mobilidade em Paraisópolis: Análise em profundidade dos padrões espaço-temporais de deslocamento da comunidade
Descrição: O projeto pretende desenvolver um diagnóstico dos padrões de mobilidade de Paraisópolis, que irá identificar os principais gargalos que a comunidade enfrenta no acesso a oportunidades econômicas e às atividades diárias. O estudo irá promover uma melhor integração da comunidade de baixa renda com as áreas circundantes e com o resto da cidade. Os dados de deslocamentos serão coletados por um aplicativo instalado no celular dos participantes da pesquisa, que registra a posição da pessoa no decorrer do tempo. Embora a coleta de dados e análises sejam realizadas exclusivamente para a comunidade de Paraisópolis em um primeiro momento, espera-se replicar a metodologia para fornecer uma solução confiável e eficaz que possa conduzir rapidamente estudos de origem-destino em diferentes escalas e diversos ambientes em contextos semelhantes. Além disso, os resultados irão fornecer base de informação sobre os aspectos de mobilidade para outros projetos que considerem urbanização de favelas urbanas, respondendo a uma falta de informação disponível sobre o tema de transporte e mobilidade em favelas no Brasil.
Integrantes: Mariana Abrantes Giannotti - Coordenador / Orlando Strambi - Integrante / Renato Arbex - Integrante / Bianca Bianchi Alves - Integrante / Bruna Pizzol - Integrante / Irene Quintans - Integrante.
Financiador(es): Banco Internacional de Reconstrucao e Desenvolvimento (Banco Mundial) - Auxílio financeiro.
(2015 – 2018) RESOLUTION - REsilient Systems for Land Use TransportaTION
Descrição: O projeto Resolution objetiva explorar o impacto do transporte na segregação social em São Paulo e Londres, cidades mundiais comparáveis em termos de população, área e densidade, tanto a nível municipal como metropolitano. Nas grandes cidades, grupos sociais classificados pela renda, classe e etnia manifestam diferenças extremas em termos de localização e quão acessíveis são para uma variedade de oportunidades de mobilidade, tal como se reflete na distribuição física dos recursos associados a diferentes sistemas de transporte. Estas duas cidades fornecem exemplos de segregação que nos permite usar os resultados de uma cidade para examinar a outra; os padrões de segregação no que diz respeito ao transporte são semelhantes, e em alguns sentidos, diferente dos outros. Isso proporciona uma oportunidade ideal para o trabalho comparativo sobre segregação usando conjuntos de dados valiosos para cada uma dessas cidades. Primeiramente serão construídos portais baseados em web que nos permitirão representar uma grande variedade de redes, fluxos e dados de atributos socioeconômicos. Esta etapa será realizada a partir da vasta experiência neste tipo de sistemas desenvolvidos pela CASA (ver www.maptube.org ; www.datashine.org.uk ), e da transferência dessas ideias para São Paulo, com base nos seus próprios sistemas (www.fflch.usp.br/centrodametropole/en/ ). Será adicionado explicitamente o fator transporte em ambas as cidades objetivando o fornecimento de um fluxo de analises que informarão o desenvolvimento de modelos baseados em agentes capazes de simular como as mudanças nos sistemas de transporte são refletidas na mudança de padrões de segregação. Tais modelos serão construídos em estruturas pioneiras existentes em várias colaborações entre CASA, Birkbeck, CEM, USP, UFABC e INPE. Os sistemas de dados e modelos construídos serão capazes de oferecer perspectivas de testes práticos de cenários alternativos de transporte na estrutura espacial úteis às políticas urbanas.
Integrantes: Mariana Abrantes Giannotti - Integrante / Flávia da Fonseca Feitosa - Integrante / Eduardo Cesar Leão Marques - Coordenador / Antônio Miguel Vieira Monteiro - Integrante / Pedro Ribeiro de Andrade - Integrante / Michael Batty - Integrante / Joana Barros - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
(2014 – Atual)
Acidentes fatais envolvendo usuários vulneráveis (pedestres e ciclistas) de vias urbanas
Integrantes: Cláudia Aparecida Soares Machado - Integrante / José Alberto Quintanilha - Coordenador.
Análise espacial e uso de sensoriamento remoto em problemas de transporte em megacidades
Integrantes: Cláudia Aparecida Soares Machado - Integrante / José Alberto Quintanilha - Coordenador.
Análise espacial de acidentes rodoviários envolvendo o transporte de cargas contendo produtos perigosos
Integrantes: Cláudia Aparecida Soares Machado - Integrante / José Alberto Quintanilha - Coordenador.
A method based on techniques spatial data analysis to analyze traffic accidents with fatalities involving VRU (cyclists and pedestrians) data
Descrição: Define spatial patterns sets for comparing the VRU (vulberable road users) data from Roma and Sao Paulo, using techniques of spatial data analysis.
Integrantes: Cláudia Aparecida Soares Machado - Integrante / José Alberto Quintanilha - Coordenador / Mariana Abrantes Giannotti - Integrante / Juliana A Kolling - Integrante / Antonino Tripodi - Integrante / Luca Persia - Integrante.
(2013 – Atual)
Uso do sensoriamento remoto e análise espacial para mapeamento do uso do solo em áreas de concentração de origens e destinos urbanos em megacidades
Descrição: Proposição de uma metodologia alternativa de planejamento de transportes que contemple as ferramentas disponíveis na ciência do sensoriamento remoto para analisar problemas e políticas de transportes, tendo com o embasamento de dados e informações advindos das imagens de satélite com alto poder de resolução espacial e as ferramentas de análises espaciais, utilizando-se os princípios do transporte sustentável, minimizando as externalidades negativas e procurando estabelecer o equilíbrio entre oferta e demanda de transporte com o uso do solo urbano em megacidades, visando a caracterização das origens e destinos, identificando os locais de maior concentração (densidade) de viagens, onde ficam os polos geradores de viagens, mapear e analisar o uso do solo no entorno desses polos geradores de viagens.
Integrantes: Cláudia Aparecida Soares Machado - Integrante / José Alberto Quintanilha - Coordenador / Mariana Abrantes Giannotti - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo - Auxílio financeiro.
Avaliação da sinalização viária através do uso de simulador de direção
Descrição: Esta proposta foi elaborada com vistas a contribuir para o desenvolvimento e modernização tecnológica de parte dos estudos desenvolvidos no Brasil, relacionados com a segurança em rrodovias. Ela envolve o uso da visualização 3D, apoiada no conceito de simulador de direção. Um simulador de direção fornece a capacidade de mover-se (no caso, o condutor do veículo) através de um ambiente virtual (o projeto geométrico) e observar o ambiente no qual a rodovia está inserida . Isso a partir de um determinado ponto de visão (aqui, será considerada a altura dos olhos do condutor sentado no veículo). Neste projeto, condutores aleatórios serão convidados a percorrerem virtualmente os diversos cenários (da rodovia em questão) que podem ser montados e testados no simulador.
Integrantes: José Alberto Quintanilha - Integrante / Antoni Nelson Rodrigues da Silva - Integrante / ANA PAULA C. LAROCCA - Coordenador / Aurenice da Cruz Figueira - Integrante / Felipe Issa Kabbach Jr. - Integrante.
Financiador(es): ARTERIS - Brasil & Agencia Nacional de Transportes Terrestres - Auxílio financeiro.